O Filme registra a luta de um grupo de frades esquerdistas - Tito, Betto, Oswaldo, Fernando e Ivo - opositores ao regime militar da ditadura, contra o governo da ditadura militar, que havia proibido qualquer tipo de oposição contra o regime, autorizando a Lei de Segurança Nacional, que permitia ao governo reprimir severamente qualquer um que se opusesse ao governo.
Os frades haviam se aliado a Ação Nacional Libertadora, comandada por Carlos Marighella, porem, aos poucos, eles vão caindo nas mãos do DOPS e são submetidos a terríveis torturas, sob a vigilância do delegado Fleury, o "papa". A partir desse ponto fica claro as atitudes tomadas pelo governo da ditadura para censurar a população, torturando e ate mesmo homens do clero a fim de silenciar qualquer movimento oposto; havendo participação de toda a parcela dos homens dos poderes legislativo, judiciário e da policia nos esquemas de silenciamento da população.
Um dos frades sendo vitima do Pau-de-Arara, uma das formas de tortura utilizadas pelos homens do DOPS, que aliavam esta técnica a choques nos genitais e pauladas.
Assistindo ao filme podemos observar quem realmente são os daqueles tempo, são os estudantes e religiosos que lutaram pela liberdade em sua amada nação, que mesmo submetidos aos mais terríveis métodos, continuaram a lutar com toda sua forca para atingir seu objetivo.
Alguns dos verdadeiros heróis da ditadura, os frades cuja historia foi retrada no filme.
Finalmente, podemos concluir que nenhuma ditadura pode levar a um bem comum, como disse Platão, a cidade justa deve ser governada por aqueles capazes de administra-la e de estipular leis justas, e não pelos produtores, nem pelos militares (caso da ditadura no Brasil).
http://www.youtube.com/watch?v=g9EdHKgb3m8 - link para o filme "Batismo de Sangue"
Nenhum comentário:
Postar um comentário