A política de cotas é um assunto muito polêmico, e justamente por isso, é um tema frequentemente discutido. O sistema de cotas é um método criado para dar mais chances à alunos que estudam em escolas públicas, a conquistarem uma vaga nas universidades federais, entretanto, como lidar com os estudantes que se preparam arduamente para o vestibular e estudam em colégios particulares? Esse sistema passa a ser uma injustiça disfarçada de oportunidade?
É notável que a política de cotas foi criada por conta da péssima infraestrutura das escolas públicas brasileiras. A solução para esse problema não é tirar a oportunidade daqueles que podem arcar o custo de um ensino melhor e que se esforçam e dar a chance à quem não tem acesso a uma boa educação, e sim igualar o nível de ensino e educação das escolas públicas ao de colégios particulares, para que as oportunidades sejam iguais para todos.
As cotas não abrangem somente os indivíduos que estudam em redes do governo, mas também englobam as diferentes etnias existentes no estado. Esse fator só acentua o preconceito já existente contra negros, pardos, indígenas e outros, pois receber um tratamento diferenciado por conta do tom de pele, já é uma forma de racismo.
É preciso que o governo invista nas escolas públicas para que o Brasil se torne um país mais justo, onde todos tenham as mesmas chances e oportunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário