Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Imagens Históricas II

Por coincidência, assim como outras pessoas desse blog, encontrei no Facebook uma página que possui imagens históricas. Vou então aqui publicar as imagens relacionadas a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. 

O Fim da Guerra
O jornal californiano O Telegrama Diário, de 11 de novembro de 1918, anuncia em primeira mão o fim da Guerra Mundial que se estendia desde 1914.
“A derrotada Alemanha aceita o termo armistício e as hostilidades cessam em todas as frentes”.
Chegada da tocha olímpica na abertura das Olimpíadas de Berlim em 1936. Como em todo o período Nazista na Alemanha, o aparato militar como forma de grandiosa propaganda era exposto além da própria suástica.
Os jovens da Juventude Hitlerista podiam ingressar como voluntários nas "Waffen SS" a partir dos 17 anos. A principio Hitler permitiu seu recrutamento por razoes ideológicas, já que tinha a intenção de substituir gradativamente o velho exército aristocrático.

Porém quando os exércitos aliados ameaçaram o território alemão, Hitler emitiu um comunicado que ordenava envio de todos os recursos disponíveis do país aos fronts de guerra, incluindo adolescentes de 15 anos.
Em Julho de 1942, seis meses depois do ataque de Pearl Harbor, o presidente americano Roosevelt previa que a guerra que os Estados Unidos estavam entrando seria de longo prazo e portanto, seria fundamental contar com uma equipe de médicos e enfermeiras bem treinadas que pudessem atender os feridos em todos as frentes de guerra americanas.
Foi lançado então um plano de recrutamento e treinamento de enfermeiras profissionais. O poster foi utilizado como uma das peças de propaganda deste plano.
A moça simpática que podemos ver no poster se chama Noel D`Audney.
Fotografo: William Ritter.

Emil Alperin, preso durante 1 ano no campo de concentração de Buchenwald (1944-1945), em 2008, quando vestiu sua roupa de prisioneiro novamente e revisitou as fornalhas do campo nas comemorações do 63º aniversário de libertação de Buchenwald.

Nenhum comentário:

Postar um comentário