Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

As Olimpíadas de Hitler


Berlin foi eleita para receber os Jogos Olímpicos de 1936 cinco anos antes, quando o nazismo ainda não tinha chegado ao poder na Alemanha. Com a ascensão do 3º Reich, porém, o Comitê Olímpico Internacional tentou tirar os Jogos dos alemães, sem sucesso.
Os nazistas não pouparam esforços para fazer das Olimpíadas uma propaganda do regime. Os melhores engenheiros do Reich projetaram o estádio Olímpico. Todas as grandes indústrias alemãs colaboraram, visando fazer dos Jogos um momento histórico para a glória de Hitler.
Um memorando secreto transmitido no dia 18 de julho de 1936 para todas as forças de segurança advertia: "O desenvolver grandioso e sem incidentes dos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, é da maior importância para a imagem da nova Alemanha aos olhos de nossos convidados estrangeiros".
A Olimpíada de Berlim obteve grande êxito popular, com mais de três milhões de espectadores nas arquibancadas. O evento também pôde ser acompanhado por meio de uma novidade: a televisão. Além disso, o regime encomendou a realização de um documentário oficial, chamado "Deuses do Estádio".
Berlin foi também a última Olimpíada antes da Segunda Guerra Mundial. Na época, já se ouvia na capital da Alemanha rumores de uma luta que acabaria por devastar a Europa. O conflito eclodiria em 1939, e as duas edições seguintes dos Jogos, programadas para Tóquio-40 e Londres-44, foram canceladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário